CPLP - RÁDIO ONU E RÁDIO WEB INESPEC

 

https://www.cplp.org/

RÁDIO WEB INESPEC presente nos discursos desta comunidade.

Escute o primeiro programa da RÁDIO WEB INESPEC direcionado aos países da CPLP.

https://www.youtube.com/watch?v=bGgKo8nDNb0

PRIMEIRO PROGRAMA DA RÁDIO ONU E RWI WMV V9

 

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização assinada entre países lusófonos, que instiga a aliança e a amizade entre os signatários. A sua sede fica em Lisboa e seu actual Secretário Executivo é Domingos Simões Pereira, da Guiné-Bissau.[1] Promove a data de 5 de Maio como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, celebrado em todo o espaço lusófono

 

 

Flag CPLP.gif
Bandeira Oficial
 
Fundação 17 de julho de 1996 (15 anos)
Tipo Organização internacional
Membros Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné-Bissau
 Moçambique
 Portugal
 São Tomé e Príncipe
Timor-Leste

Observadores:
Guiné Equatorial
Maurícia
Senegal

Línguas oficiais Português
Secretário Executivo Domingos Simões Pereira [1]
Sítio oficial https://www.cplp.org/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Domingos Simões Pereira

 
 
Secretário Executivo da CPLP desde a VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Lisboa a 25 de Julho de 2008.

Nascido em Farim, Guiné-Bissau, em 1963.

Engenheiro Civil e Industrial pelo Instituto de Engenharia de Odessa ex-URSS (Ucrânia). Mestre em Ciências da Engenharia Civil pela Universidade Estatal de Califórnia em Fresno.

De Dezembro de 2006 até à data da última nomeação foi Conselheiro do Primeiro Ministro da Guiné-Bissau para as Infra-estruturas por conta do Banco Mundial.

Foi Secretário-geral da Caritas Guiné-Bissau de Setembro de 2006 a Setembro de 2008.

Foi Ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo de Maio de 2004 a Novembro de 2005.

Ministro do Equipamento Social entre 2002 e 2003.

Assistente Técnico para a Reforma das Infra-Estruturas no Projecto de Reforma e Desenvolvimento do Sector Privado (Banco Mundial), de 2000 a 2004.

Assistente Técnico para a Célula de Apoio ao Ordenador Nacional do Fundo Europeu de Desenvolvimento (União Europeia), de 1999 a 2000.

Entre 1988 e 1999, assumiu diversos cargos, entre os quais: Director Nacional da Viação e Transportes Terrestres; Director-Geral das Estradas e Pontes; Chefe de Gabinete do Ministro das Obras Públicas e Director do Laboratório de Engenharia Civil; Estágiario no Gabinete de Projectos de Engenharia no Departamento dos Transportes da California (CALTRANS, Fresno); Director Técnico da Cooperativa Unidade e Progresso, em Bissau.